Publicidade

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dia Serrano
20/03/2011 - 16:28

Efeitos colaterais da Radioterapia no tratamento de câncer de cabeça e pescoço

Escrito por : Dra Cinara Diana Pereira Schiavo

Carie de radiação

Carie de radiação







Os efeitos colaterais mais comuns da Radioterapia realizada na região de cabeça e pescoço são:





DERMATITE :


A pele encontrada no campo irradiado poderá sofrer alterações como descamação , formação de bolhas, eritema, (vermelhidão ), necrose, como também dor e ardência nos casos mais seVeros.





MUCOSITE-ESTOMATITE (FERIDAS NA BOCA):


É uma inflamação da mucosa bucal, pode aparecer como irritação nas gengivas, na gargante e até feridas na boca, aumentando o risco de dor, infecção e comprometendo a nutrição.





XEROSTOMIA (SENSAÇÃO DE BOCA SECA):


Durante o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, através da radioterapia, as glândulas salivares estão usualmente dentro da zona de irradiação, provocando alterações morfofisiológicas das mesmas com consequente diminuição do fluxo salivar. Essa disfunção das glândulas salivares dificulta a fala, a mastigação e a deglutição, aumenta o risco de infecções bucais, o risco de cárie, mau halito e doença periodontal. A intensidade da boca seca depende da dose da radiação e de quantas sessões o paciente precisa fazer.





INFECÇÕES:


Pode se bacteriana, viral ou fúngica, resultante da redução da salivação( boca seca), da lesão de mucosa por radiação e da interrupção do equilíbrio no ecossistema da cavidade bucal.





CÁRIE DE RADIAÇÃO:


A saliva é de fundamental importância para a manutenção dos tecidos bucais e deste modo, pacientes com acentuada queda do fluxo salivar, decorrente da radioterapia, juntamente com uma má higienização tendem a apresentar lesões de cárie.





ALTERAÇÃO DO PALADAR:


Ocorre em grande parte dos pacientes e é explicada pela atrofia gradativa das papilas gustativas e aumento da viscosidade da saliva por ação da radioterapia. Com o término do tratamento, o paladar pode se restabelecer em aproximadamente quatro meses, entretanto, alguns pacientes referem não apresentar remissão do quadro.





TRISMO:


Durante a radioterapia, a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e os músculos da mastigação ficam expostos ao feixe primário da radiação de região de cabeça e pescoço e sofrem fibrose gradual , resultando na dificuldade de abrir e fechar a boca.





OSTEORRADIONECROSE:


É caracterizada por uma infecção do tecido ósseo , a mandíbula é a mais envolvida devido


à maior densidade do osso. A radioterapia provoca ima redução da atividade dos osteoblastos ( células formadoras de osso) e alteração nos vasos sanguíneos , tornando o osso menos irrigado e consequentemente, mais vulnerável à infecção e com menor capacidade de reparação.


Fonte: Revista APCD

Tags: mucosite cárie de radiação

Fernando Tapigliani comentou em 19/05/2011 - 21:32 :
Estou fazendo Radioterapia na 4ª aplicação ... neoplasia maligna na região do pescoço, sem sitio primario ainda definido,vou fazer radio todos os dias da semana e quimio uma vez por semana, estou lendo alguns artigos sobra cuidados com os dentes,fiz extraçõs e cuidei das caries antes de iniciar,mas gostaria de maiores informaçãoes de prevenções, por enquanto estou usando creme dental com baixo teor de abrasivos(gel), solução fluoretada a 0,05% e o médico me receitou nistatina 3 x ao dia existe mais alguma prevenção que possa ser tomada, estou apreensivo com as informações que li sobre os efeitos da radioterapia combinada com a quimioterapia sobre a boca em geral, desde já agradeço .... Fernando

rinaldo bistafa comentou em 13/05/2011 - 14:18 :
na verdade só entrei neste assunto por que me defrontei com um livro de 1952, onde conta a historia de madame curie, ai fui pesquizar sobre esta pessoa, estou cursando ultimo ano pedagogia, mas é um assunto intersante.

Deixe o seu comentário sobre a notícia acima. Seu e-mail não será divulgado. Não utilize palavras de baixo calão.

Mais notícias de Saúde

Portal Dia Serrano - Notícias e informações de Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, Circuito das Águas.
2014. Todos os direitos reservados.